OAGLL no Governo Presente em Pão de Açúcar, AL. 22/07/2016.

Turma aguardando para entrar no planetário. 

Alunos observando o Sol e suas manchas.
    No dia 22 de junho de 2016, fomos até a cidade de Pão de açúcar, junto com a equipe do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação para participar das atividades ação "Governo Presente" naquela cidade. Saímos de Maceió às 6h40. Na comitiva tínhamos: quatro professores de Física, dois de Matemática e a equipe do observatório, Professor Adriano, Rose Meire Dias e Genisson Panta. Viagem tranquila mas com um céu carregado de nuvens.

A exposição sempre é um atrativo para os que desejam
 conhecer mais.
Mais uma fila para o planetário. 
    Como estávamos levando um telescópio com filtro solar ficamos preocupados. Também levamos o planetário e a exposição Paisagens Cósmicas. Chegamos em Pão de Açúcar às 10h aproximadamente e fomos direto para a Escola Estadual Bráulio Cavalcante. Desembarcamos todo o material e os montamos no ginásio da escola. O Planetário como sempre, foi logo solicitado pelos vistantes, alunos da escola. Em frente ao portão de acesso ao ginásio montamos o telescópio e começamos a observar o Sol por entre nuvens, que para nossa felicidade foram se dissipando. Logo o telescópio estava cercado por alunos querendo observar o Sol. 
Imagem do Sol através do telescópio. Foto de Rôse Meire Dias.
Turma dentro do planetário aguardando o início da sessão.
    Ao meio dia fizemos uma pausa para o almoço. Retornamos às 13h20 e recomeçamos com a observação e com a apresentação do planetário. Contudo, poucos alunos vieram à escola a tarde, o quê reduziu nosso atendimento. Aproveitamos para entregar o livro "Fascínio do Universo" para a biblioteca da escola às coordenadoras. Permanecemos até por volta das 17h30, quando a última turma saiu do planetário. Aguardamos o término da apresentação de física e iniciamos a desmontagem dos equipamentos. Após o jantar, saímos de Pão de açúcar por volta de 19h40 e chegamos em Maceió às 23h50.        



     A Viagem foi tranquila, mas, nos deixou um pouco frustrados, pois esperávamos atender a um número maior de visitantes. De qualquer forma fizemos nosso trabalho e nos divertimos muito com a interação com alunos e professores, foi uma manhã e tarde prazerosa. Eles, os alunos, nos pediram para voltar lá para observar à noite, assim que for possível voltaremos a Pão de Açúcar. 



Coordenadoras da escola recebendo o livro "Fascínio d Universo". 
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é um dos grupos componentes do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação, que está vinculado à Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria da Educação do Estado de Alagoas. Para realizar suas atividades conta com os apoios dos:
Usina Ciência da UFAL.
Fundação de  Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.
Clube de Astronomia de Maceió


Nenhum comentário:

Postar um comentário