OAGLL e CLAM Participam no XVI Encontro de Astronomia do Nordeste – XVI EANE.


     O Observatório Astronômico Genival Leite Lima esteve representado no XVI Encontro de Astronomia do Nordeste – XVI EANE, realizado em Recife durante aos dias 26, 27 e 28 de maio de 2016. O encontro foi organizado pela equipe da AstroPE e contou com o apoio do Centro de Educação da UFPE. O evento contou com temáticas diversas nas palestras, de debates sobre a atuação e desafios de promover a Astronomia no Brasil, aos temas mais abordados como astrofotografia, astrometria e a pesquisa científica.
As apresentações dos projetos (apresentações orais) demonstraram através de estudantes e professores uma excelente qualidade, tanto nos projetos aplicados quanto nos resultados! ( Centro de educação - Ufpe )
       Observatório Astronômico Genival Leite Lima e o Laboratório de Ciências da Natureza ambos do CECITE foram representados pelos professores Adriano Aubert S. Barros/OAGLL, Charles Lisboa Tenório de Magalhães/OAGLL e Ronaldo Cristiano da Silva Moura/LCN. A delegação alagoana contou ainda com alunos da rede pública e privada e dos membros do Clube de Astronomia de Maceió - CLAM.


      No primeiro dia, por volta das 20h, após o credenciamento e a cerimônia de abertura houve a palestra do Dr. José Luís Simões intitulada "Análises das conjunturas de ciências e tecnologias no Brasil". No segundo dia do evento no período matutino foram apresentadas quatro palestras. A tarde após a parada para o almoço, ocorreram as apresentações orais e de pôsteres. Quatro pôsteres, resultados dos trabalhos do programa de iniciação científica em Astronomia do OAGLL, foram apresentados foram eles: Fotometria visual de BH Crucis, que foi apresentado pelo aluno do 2º ano da escola estadual Moreira e Silva, José Mauro Soares; Fotometria visual de U Carinae, apresentado pelo aluno do 3º ano da escola estadual Moreira e Silva João David Gonçalves de Amorim; Verificação de época de S Carinae apresentado pela aluna do 3º ano do colégio Dinâmico Paula Souza e Verificação de época de EP Crucis a partir de fotometria visual com Iris e AFVis que foi apresentado pelo professor Adriano Aubert, uma vez que a aluna Samara Monteiro de Araújo do Instituto de Física da UFAL não pode ir ao XVI EANE. Nas apresentações orais do segundo dia tivemos também a apresentação dos trabalhos alagoanos: "A percepção dos alunos quanto as contribuições do curso de fundamentos de astronomia do OAGLL no ensino da geografia". por Rôse Meire Dias membro do CLAM e "Estudo fotométrico de Eta Cariane e AG Carinae" apresentada pelo professor Adriano Aubert do OAGLL. Por volta das 18h houve a apresentação da teleconferência sobre a sonda Rosetta que foi proferiada pelo professor Paulo Leme de São Paulo.  

       O terceiro e último dia do encontro, teve início com uma palestra e apresentação do vídeo "O julgamento de Galileu" pelo professor Dr. Antônio Carlos Miranda da UFRPE. Após um rápido lanche retornaram as apresentações orais. Os trabalhos da delegação alagoana apresentados foram: "Análise das publicações desenvolvidas pelos clubes de astronomia de Alagoas" por Pedro Barros L. do Nascimento do CLAM; "A interação da microgravidade no corpo humano" por Matheus Einstein do CLAM; "Construção de heliostato para observação do trânsito de Mercúrio 2016" por Bruno Bianchi do CLAM; "Projeto o clube de astronomia de minha escola" por Adriano Aubert do OAGLL; "Estudo fotométrico de ER Carinae" por Genisson Panta do CLAM. A palestra de encerramento do XVI EANE foi apresentada pelo professor Adriano Aubert do OAGLL e foi intitulada "a pesquisa e a astronomia amadora". Após a palestra teve início a plenária final com a formação da mesa. 

Os pôsteres apresentados foram produtos das pesquisas concluídas do programa de Iniciação Científica em Astronomia 2015 do OAGLL - CECITE
O professor Adriano foi convidado a compor a mesa na plenária final
representando o OAGLL-CECITE da SEDUC-AL
A equipe de alunos e membros do Clube de Astronomia de Maceió apresentaram cinco
 trabalhos como apresentações orais e a mais quatro como pôsteres.
O professor Adriano foi convidado, pela comissão organizadora
 a realizar a palestra de encerramento do encontro.
      Na plenária final, após a fala dos professores componentes da mesa, foi realizada a votação da cidade que sediará o EANE de 2018. A cidade escolhida foi a cidade de Bezerros no agreste Pernambucano e a organização estará sob a responsabilidade da Associação Astronômica de Pernambuco, representada pelo professor Audemário Prazeres. O próximo XVII EANE será realizado em Fortaleza no Ceará em 2017.


Delegação de Alagoas que esteve representando o estado no XVI EANE.
      Nossos agradecimentos à Superintendência de Políticas Educacionais e a todos da Secretaria da Educação de Alagoas pelo apoio incondicional e fundamental para nossa participação no XVI EANE em Recife.  

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é um dos grupos componentes do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação, que está vinculado à Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria da Educação do Estado de Alagoas. Para realizar suas atividades conta com os apoios dos:
Usina Ciência da UFAL.
Fundação de  Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

Clube de Astronomia de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário