Eclipse Lunar Total, 27 - 28 de setembro de 2015.


    No próximo domingo, 27 de setembro de 2015, poderemos observar um espetáculo da natureza - o Eclipse lunar Total. Este eclipse é ainda mais especial pois ocorrerá com a Lua próxima ao perigeu, que é o ponto de máxima aproximação que a Lua fica da Terra, quando descreve sua órbita elíptica, em torno do centro de massa do sistema Terra-Lua.

    O Eclipse lunar total ocorre sempre que a Lua, na fase cheia, é encoberta pela penumbra – a sombra parcialmente iluminada, e depois pela umbra – a parte mais escura da sombra da Terra. No eclipse lunar todas pessoas do hemisfério da Terra que estiver voltado para a Lua poderão observar o fenômeno. Diferentemente de um eclipse solar, no qual somente aquelas pessoas que estão sob sombra da Lua, que percorre a superfície da Terra, é que poderão ver o espetáculo, uma faixa estreita de algumas dezenas de quilômetros.

    O eclipse lunar total de domingo será especial para a América do Sul, leste da América do Norte e oeste da África e Europa. As pessoas nestas regiões, poderão observar e registrar, caso a atmosfera permita, todas as fases do fenômeno.

   O eclipse poderá ser observado sem perigo algum. A luminosidade baixa da Lua não oferece risco a visão. Todos poderão observar e registrar com suas câmeras digitais o evento celeste, isso sem sair de casa. Mas, para aqueles que quiserem observar o fenômeno de telescópios, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima estará aberto a partir das 20h no domingo. A entrada é franca. Venha participar!



Pontos de contatos
Hora (TDF)*
P1 (Ponto de imersão na penumbra).
21:11:47
U1 (ponto de imersão na umbra).
22:07:11
U2 (ponto de imersão total na umbra)
23:11:10
U3 (ponto de emersão na umbra)
00:23:05
U4 (ponto de emersão total da umbra)
01:27:03
P4 (ponto de emersão na total da penumbra)
02:22:27
Fonte: F. Espenak NASA GSFC's – eclipse.nasa.gov/eclipse.html


* TDF Tempo Legal do Distrito Federal. 

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é um dos componentes do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação que está vinculado à Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Educaçãodo estado de Alagoas. 

São parceiros do OAGLL:
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas;
Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Alagoas;
Clube de Astronomia de Maceió; 
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário