A semana dos Gigantes no OAGLL de 25 a 29 de junho de 2015

    
 Com o objetivo de observar a a posição favorável à observação dos planetas Júpiter e Saturno, realizamos durante o período de 25 a 29 de junho de 2015, a semana dos gigantes. Nesta tivemos diversas atividades como: observações públicas nos cinco dias, exposição de pôsteres e textos sobre Júpiter e Saturno, sessões do planetário e apresentação de vídeo-documentários da série ABC da Astronomia.

     Iniciamos a semana com a exposição de imagens e textos sobre Júpiter e Saturno. No dia 25 a equipe da Superintendência de Políticas Educacionais, com os professores Ricardo Lisboa, Diretor de Educação Básica, Ademir Oliveira, Ilson Leão estiveram no CECITE para prestigiar a semana e conhecer um pouco mais sobre Júpiter e Saturno. Durante o dia alunos estiveram nop CECITE e puderam apreciar as imagens e aprender mais sobre os planetas com a exposição. Assim que anoiteceu alguns alunos foram até o observatório para observar os planetas, proveitaram também para ver, através do telescópio Vênus. Foi assim durante toda a semana, com alunos visitando a exposição e observando com o telescópio os planetas gigantes, a Lua e Vênus.


     Na quarta, como de costume houve sessões do planetário. As turmas que estiveram no CECITE puderam também assistir o documentário sobre os planetas e Júpiter, da série ABC da Astronomia. A noite a turma do curso de licenciatura em física acompanhada e orientada pelo professor Elton Malta foi ao observatório para conhecer o trabalho de divulgação e também participar das atividades da semana. Infelizmente, devido as condições atmosféricas desfavoráveis, não puderam realizar observações com o telescópio.




   Na quinta e sexta as atividades aconteceram conforme planejado e mais visitantes vieram ao observatório e participarão da semana. Destaca-se a vinda de famílias que estiveram no pátio de observação e puderam, além de ver os planetas, conversar e aprender mais.







   Foi uma semana bastante proveitosa com famílias e alunos vindo ao observatório, entrevista apesar de alguns dias nublados e sem condições de observação. Os visitantes elogiaram a iniciativa da secretaria de estado da educação e do esporte em abrir a todos as atividades e o projeto especial do observatório.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário