Noite astronômica na Escola Estadual Muniz Falcão, Cacimbinhas, Alagoas 28/03/2015.

Observando a Lua na quadra de esportes da escola. 

Aluna da escola observando a Lua.
    No dia 28 de março de 2015, fomos até a escola estadual Muniz Falcão, na cidade de Cacimbinhas, Alagoas, para uma noite de atividades. O pedido nos foi feito pelo professor de química Jenivaldo Lisboa. Estivemos das 18h  às 22h30 realizando as atividades na escola. Foi uma noite proveitosa com muitos jovens curiosos aproveitando a oportunidade para conhecer mais sobre as coisas do céu.

    Em novembro de 2014 o professor Jenivaldo e seus alunos participaram da Feira de Ciências do Estado de Alagoas, FECEAL. Após a premiação das equipes participantes, uma delas a do professor Jenivaldo, conversando com ele sugerimos a criação de um grupo de astronomia na escola. O professor gostou da ideia e este ano já iniciou as atividades de seu grupo. Combinamos então de irmos à escola Muniz Falcão para fazer uma atividade com eles e também com os alunos da escola e todos que tivessem interesse.



José Cláudio apresentando os pôsteres da exposição Paisagens Cósmicas. 
Conversando sobre as coisas do céu, com a turma de curiosos alunos da escola.

Observando com uma ajudinha da mãe. 
    Partimos de Maceió em direção à Cacimbinhas no dia 28 de março de 2015, às 14h30. O tempo estava bom, como poucas nuvens no céu e a viagem foi bastante agradável. A equipe do observatório era composta por: Adriano Aubert e sua esposa Rosângela, Rôse Meire Dias e sua irmã Roberta Dias e ainda José Claudio. Levamos para as atividades na escola o planetário digital, o telescópio Schmidt-Cassegrain 200 mm f/10 e a exposição Paisagens Cósmicas. Chegamos em Cacimbinhas às 17h10 e imediatamente começamos a descarregar os equipamentos com ajuda dos professores Jenivaldo e André. Enquanto, Rôse Meire, Roberta e José Cláudio ficaram na escola montando o planetário, a exposição e o telescópio, fomos até a cidade de Santana do Ipanema para apanhar as chaves da casa onde iríamos pernoitar. Retornamos à Cacimbinhas às 19h. Na pequena quadra aberta estava o telescópio montado e assestado na Lua com alguns alunos e o José Claúdio, em uma sala próxima e sem cadeiras fora montada a exposição paisagens cósmicas, no refeitório, com as mesas recolhidas em um canto, o planetário estava montado e pronto para receber os visitantes. Fizemos um breve lanche antes de iniciarmos as atividades.

Alunos dentro do planetário aguardando a sessão. 
Surpresa e ansiedade na observação com o telescópio. 
    Enquanto Adriano e Rosângela ficavam no telescópio, José Claudio permanecia na exposição apresentando os pôsteres aos visitantes. Rôse Meire e Roberta Dias ficaram no planetário. Rosângela e Roberta também ficaram encarregadas de registrar fotograficamente as atividades. Durante toda a noite o público foi chegando e além de observar ao telescópio, assistir a apresentação da exposição e à sessão do planetário também participaram perguntando e discutindo sobre os temas abordados. A surpresa da observação da superfície lunar, dos satélites de Júpiter, das nebulosas observadas se misturavam a atenção ao colóquio no pátio, a projeção no planetário ou a apresentação na sala da exposição.

   Por volta das 21h40 nos reunimos  com o professor Jenivaldo e os alunos do grupo de astronomia, que fora denominado Valentina Tereshkova, em homenagem a cosmonauta russa e primeira mulher a ir ao espaço. O professor Adriano parabenizou a todos do grupo, em especial ao professor Jenivaldo pela iniciativa. Depois conversou com os componentes do grupo sobre em que a participação em um grupo de astronomia pode trazer de benefícios educacionais para cada um e também para sua escola e cidade. Ao final, registraram a visita com um foto do grupo junto aos professores Adriano e Jenivaldo.

Professores André, Jenivaldo e Adriano com os alunos do grupo de
astronomia Valentina Tereshkova da escola.
    As atividades foram encerradas às 10h30 e equipamentos do planetário telescópio foram recolhidos para o automóvel. A exposição permaneceu na escola para apresentação aos alunos e professores que não estiveram presentes na noite Astronômica da Escola estadual Muniz Falcão. 
    Partimos em direção de Santana do Ipanema para pernoitarmos. Na manhã do dia 29 de março de 2015 saímos de Santana às 9h40, passamos em Cacimbinhas para uma última foto em frente à escola e retornamos a Maceió. Chegamos às 1h10 da tarde.    

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é um componente do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação que está vinculado à Superintendência de politicas educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Local: Escola Estadual Muniz Falcão, Cacimbinhas, Alagoas.
Data e horário de início: 28/03/2015, às 18h30.
Data e horário de Término: 28/03/2015, às 22h30.
Total de participantes: 54 (cinquenta e quatro) assinaturas.

Apoio: 
Usina Ciências
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

Um comentário: