15º Encontro Nacional de Astronomia - São Luis - Maranhão 16, 17 e 18 /11/2012

Participantes de todo o Brasil no 15] ENAST.
   Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2012 foi realizado o 15º Encontro Nacional de Astronomia, 15º ENAST. O encontro foi organizado pela Sociedade Astronômica do Maranhão, SAMA e pelo Grupo de Estudos Astronômicos , GEAST, contou com astrônomos profissionais, amadores, professores e alunos de todas as regiões do Brasil.  

Professora Maria Elizabeth Zucoloto em suas palestra sobre
o reconhecimento de meteoritos.
   O Encontro aconteceu na Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, no centro histórico de São Luis.

Apresentação oral do Professor Adriano Aubert sobre a técnica
 de observação de estrelas duplas com webcams.
   Durante o encontro os participantes puderam assistir palestras de pesquisadores como Dra. Maria Elizabeth Zucolto, Prof. Nelson Travnik, Astrônomo Naelton Mendes e outros. Puderam também conhecer, através de painéis e apresentações orais,  relatos de trabalhos de pesquisa, de ensino e de divulgação da astronomia, desenvolvidos em todo o país. 

Professor Adriano Aubert / OAGLL - CEAAL, apresentando os pôsteres
  das pesquisas desenvolvidas com seus alunos.
   O Observatório Astronômico Genival Leite Lima apresentou, no 15º ENAST, os pôsteres: Três anos de atividades do OAGLL em Alagoas; O Programa de Iniciação Científica do OAGLL; Fotometria Visual de R Carinae e R Leonis; Fotometria Visual de U Monocerotis, Determinação dos parâmetros orbitais de estrelas binárias com webcam; Determinação de parâmetros físicos de Eta Aquilae; Observação da estrela variável cefeida RS Puppis com digicam.   Professor Adriano Aubert ainda realizou uma apresentação oral sobre a  a determinação dos parâmetros orbitais de estrelas binárias utilizando uma webcam. 

Kizzy Resende defendendo a candidatura de Maceió para sediar
o 17º  ENAST em 2014..
   Na assembleia final dos encontros nacionais é definido, através de votação dos inscritos no evento, onde irá ser realizado o encontro após dois anos, ou seja, em 2012 foi escolhida a sede de 2014. Kizzy Resende, membro do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, CEAAL, defendeu a candidatura de Maceió para sediar o 17º ENAST e foi vitoriosa. Em 2014 o 17º Encontro Nacional de Astronomia será novamente realizado em Maceió. O Encontro está sendo organizado pela equipe do OAGLL e do CEAAL.    

    Foram três dias de atividades que nos permitiram apresentar nossos trabalhos, conhecer o de outros grupos e atualizar nossos conhecimentos e ideias que deverão influenciar nossos futuros projetos. Agradecemos a toda a equipe da SAMA e GEAST pela simaptia e ótimo encontro. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário