Projeto "De olho no universo" da E.E. Manoel Simplício 25 e 26/10/2012





    A escola estadual Manoel Simplício, unidade da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, e que está localizada no bairro do Jacintinho, Maceió, realizou nos dias 25 e 26 de outubro de 2012 uma feira de ciências temática. O tema escolhido foi astronomia. O Projeto da escola foi intitulado "De olho no universo".

    Os diretores, professores Ronaldo Cristiano (Física) e José Marcos (Matemática) estiveram, junto com a coordenação pedagógica da escola, no comando do projeto. O objetivo foi o de discutir, através de apresentações e maquetes, temas de astronomia como: o sistema solar, as estrelas, as constelações, as galáxias, etc. Numa primeira etapa, os alunos das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, organizados em equipes, prepararam os seus trabalhos e apresentaram a uma comissão com composta pelos professores e coordenadores. Após essa etapa, foram selecionados os melhores trabalhos, os quais, nos dias 05 e 06 de outubro de 2012, compuseram a mostra científica.

   
   Os coordenadores do evento, no início de setembro, vieram ao OAGLL, e nos convidaram à participar do projeto, apresentando palestras, realizando observações, expondo às Paisagens Cósmicas e realizando sessões com o planetário. Aceitamos o convite e fomos ate à escola contribuir. Não pudemos levar o planetário digital do observatório, pois ainda estava em manutenção. Com o apoio da Usina ciência e do Centro de estudos astronômicos de Alagoas, pudemos contar com o planetário da UC-UFAL. 




    A mostra foi muito interessante e as equipes trabalharam bem os temas.  A variedade de assuntos foi uma constante. Houve apresentações desde a História da astronomia até cosmologia e buracos de minhocas e negros. Os alunos discutiram teorias da gravitação de Newton e até se referiram a Albert Einstein e outros grandes cientistas. A equipe do OAGLL, UC-UFAL e CEAAL proferiu palesttras, realizaou sessões com o planetário e observações com o telescópio. Foram expostos também maquetes de naves espaciais e as Paisagens Cósmicas.  


    Foram dois dias especiais, muito berm coordenados pelos professores da escola que com entusiasmo, certamente contribuíram para o enriquecimento do conhecimentos de seus alunos. Gostaríamos de parabenizar à toda escola, em especial a comissão organizadora do projeto "De olho no céu" pela iniciativa e resultados alcançados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário