Escola de Ensino Fundamental Tereza Cristina de Rio Largo leva seus alunos ao OAGLL. 26/09/12

Fila com alunos ansiosos em observar com o telescópio.
   Dia 26 de setembro de 2012, a escola de Ensino Fundamental Tereza Cristina, do município de Rio Largo trouxe seus alunos do quinto ano, para uma visita ao Observatório Astronômico Genival Leite Lima. 

Professor Adriano explicando o que se viu na exposição.
  Iniciaram a visita conhecendo a exposição Paisagens Cósmicas. O professor Adriano Aubert, coordenador do observatório, apresentou-a explicando aos alunos, o porquê da exposição comemorativa da astronomia em 2009. Explicou também, sobre os planetas, os cometas, as estrelas e galáxias que os alunos atentos, observavam nas imagens impressas nos pôsteres. 

Observando a temperatura de Vega para comparar com a de Antares.
   Em seguida, a turma subiu até o pátio de observação, onde puderam observar através do telescópio. Observaram as estrelas e aglomerados estelares do Escorpião e do Sagitário.  Também, aprenderam que a  cor da estrela indica sua temperatura superficial e compararam Antares, alfa do Escorpião com Vega, a alfa da Lira. Por volta das 21h despediram-se e partiram de volta a Rio Lago.

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O OAGLL é um componente do Centro de Ciências e Tecnologia de Educação e está vinculado a Superintendência de Políticas Educacionais da SEE-AL. Está localizado no CEPA, Maceió, AL. 
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas       

Local: Centro de Ciências e Tecnologia da Educação, CEPA, Maceió, AL.
Nº de participantes: 27
Início da atividade: 26/09/12 às 19h10
Término da atividade: 26/09/12 às 21h

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário