Palestra na II Semana Agrotecnológica do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba 30/08/2012


Iniciando a palestra. 


       O Professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL-CeCiTE, foi convidado à ministrar uma palestra no II Seminário de Ciências da Semana Agrotecnológica do Instituto Federal de Alagoas, IFAL campus Satuba. O Convite foi feito pelo professor Wellington Manoel Santos, professor de Matemática do IFAL-Satuba. O tema escolhido foi a vida no universo.

Professor Wellington Manoel recebe o livro "Fascínio do Universo " para a biblioteca do  IFAL-Satuba, AL.

   Aproveitando o espaço para a divulgação da Astronomia, disponibilizado pela coordenação do evento, foi montada a exposição Paisagens Cósmicas nos corredores dos ambientes próximos ao auditório. A exposição permaneceu exposta das 10h às 17h. Despertou grande interesse nos alunos que participavam do evento. 

Alunos curiosos com a exposição Paisagens Cósmica montada nos
 corredores próximos ao auditório.
    A Palestra, intitulada "Sobre a Multiplicidade dos Mundos e a possibilidade de vida no Universo",  ocorreu no auditório do IFAL, no dia 30 de agosto  às 11h. Inicialmente, o professor Adriano, apresentou o projeto do Observatório Astronômico Genival Leite Lima da Secretaria de Estado  da Educação e do Esporte. Relatou que a partir das conversas e atividades no observatório, surge sempre a pergunta "Você acredita em vida extraterrestre?". A partir daí, discutiu-se  o que é a vida, as teorias da origem da vida, os lugares onde ela poderia surgir no sistema solar, os exoplanetas, as técnicas para detecção dos planetas extra-solares e por fim, a possibilidade de existirem incontáveis mundos onde a vida possa evoluir no universo. 

Plateia atenta e curiosa para discutir sobre a possibilidade
 de vida no universo. 

      A palestra foi assistida por aproximadamente cem alunos e professores do IFAL. Após o término, alguns questionamentos foram levantados e respondidos, ou ao menos tentou-se responder, uma vez que algumas respostas são desconhecidas, típico de um tema tão especial quanto o escolhido. 

O professor Adriano agradeceu a atenção de todos e aos professores organizadores do evento pelo convite.    

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O OAGLL é um componente do Centro de Ciências e Tecnologia de Educação e está vinculado a Superintendência de Políticas Educacionais da SEE-AL. Está localizado no CEPA, Maceió, AL. 
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas       

Local: Instituto Federal de Alagoas, Campus de Satuba, Satuba, AL.
Nº de participantes: ~350 (Palestra + Exposição)
Início da atividade: 30/08/12 às 11h
Término da atividade: 30/08/12 às 12h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário