Alunos do Programa IniCiA 2012 participam de workshop de Astronomia - 18/08/2012


        No dia 18/08/2012, sábado, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, CEAAL, realizou a nona edição de seu workshop de Astronomia no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação, CeCiTE. A partir das 15 horas foram apresentados trabalhos de pesquisa de associados do CEAAL e interessados em ingressar no grupo. 

   Alunos de unidades do CEPA, Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas, que estão desenvolvendo projetos de Astronomia no observatório, também participaram e apresentaram seus trabalhos. Estes alunos participam do Programa de Iniciação Científica em Astronomia, IniCiA. 

Camila Marques, aluna da escola estadual Moreira e Silva apresenta seu
 trabalho sobre estrelas binárias.
       A primeira aluna do IniCiA a apresentar foi  Camila Melo Marques da Silva. O tema de seu projeto ainda em desenvolvimento, é: Determinação dos Parâmetros orbitais das estrelas Binárias Alfa Centauri e Beta Scorpii com webcam. Camila é aluna da escola estadual Moreira e Silva e cursa o 1º ano do ensino médio. 

Roberta Dias, aluna da escola estadual Jośe Correia da Silva Titara apresentando
 seu trabalho sobre a atividade solar .
     Depois de Camila, Roberta Dias dos Santos apresentou seu trabalho "Monitoramento da Atividade Solar a partir de imagens do SOHO (2002-2012)". Roberta é aluna do terceiro ano do magistério da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no CEPA e participa do programa IniCia pela segunda vez. 

Marcelo Antony, aluno da escola estadual Laura Dantas, apresenta seus relógios do Sol.
     Logo em seguida, Marcelo Antony David Vieira apresentou o seu trabalho "Construção de Relógios do Sol". Marcelo é aluno do 7º ano da Escola Estadual Laura Dantas. Apesar de não fazer parte do programa IniCiA, pois este somente é destinado aos alunos do ensino médio, é frequentador assíduo do observatório e um colaborador em todas as atividades realizadas. 

Thalmane Higino, aluno da escola estadual Afrãnio Lages, apresenta  seu trabalho
 sobre  estrelas variáveis de longo período.
    Outro trabalho apresentado foi "Fotometria visual de R Leonis e R Carinae" pelo aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Afrânio Lages, Thalmane Higino. 

Herik Nascimento, aluno da escola estadual Afrãnio Lages apresenta seu trabalho sobre
 a estrela variável U Monocerotis.
    Depois de Thalmane foi a vez de seu colega Herik Nascimento, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Afrãnio Lages. Herik apresentou o trabalho "Fotometria visual de U Monocerotis".

Sérgio Caldas, aluno da escola estadual José Correia da Silva Titara apresenta o
seu trabalho sobre a determinação da massa da Terra.
   O último aluno do IniCiA a se apresentar foi Sérgio Caldas, que estuda no curso subsequente de magistério da Escola Estadual José Correia da Silva Titara. O Trabalho de Sérgio foi intitulado "Determinação da Massa da Terra.

Todos presentes parabenizaram os alunos pelos ótimos trabalhos apresentados.  

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O OAGLL é um componente do Centro de Ciências e Tecnologia de Educação e está vinculado a Superintendência de Políticas Educacionais da SEE-AL. Está localizado no CEPA, Maceió, AL. 
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas

Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário