Oficinas para o ensino de Astronomia concluídas 25/03/2012

Turma de alunas-professorandas das oficinas para o ensino de Astronomia
    As oficinas para o ensino de Astronomia foram concluídas  no dia 25 de maio de 2012. A prorrogação do término  ocorreu devido a solicitações das alunas, que sugeriram realizar as atividades nas sexta feiras a partir das 10h30min. Havíamos programado realizar as oficinas em dois sábados, 31/03 e 14/04/2012, o que não foi possível. 
    O Objetivo das oficinas foi o de realizar atividades de construção de materiais didáticos para o ensino de Astronomia nas séries iniciais da educação básica. Também, foi nosso objetivo, utilizar tecnologias  da informação, construção de blogs no ensino, para isso contamos com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Educação - NTE.     
    As oficinas consistiram em atividades de construção e ensino dos conceitos que estão presentes no conteúdo de ciências das séries inicias da educação básica. As seguintes atividades foram desenvolvidas:

      1 - Determinação dos pontos cardeais com um Gnomon. Nesta atividade utilizamos um palito de churrasco, um prancheta, folha de papel, lápis, tesoura compasso e esquadro para construir o Gnomon. Observando a sombra do palito projetada sobre o papel, pudemos determinar a direção Norte-Sul (linha Meridiana) e com o esquadro traçar a linha leste-oeste.
Observando o movimento diurno com o Gnomon.
Determinando os pontos cardeais com o Gnomon.
     2 - Relógio do Sol com garrafa pet. Utilizando uma garrafa pet, tesoura, cordão, fita adesiva, papel, caneta e régua construímos um pequeno relógio solar.
Construindo um relógio solar.
Ajustando o relógio solar.
     3 - Jogos de Astronomia. Nessa atividade construímos dois jogos: Astro-Dominó e Astro-Memória. Utilizamos emborrachado, folha impressa, cola de isopor e tesoura. Cortamos as peças da folha impressa e colamos no emborrachado. A ideia é a de reconhecer instrumentos astronômicos, constelações e astrônomos a partir de uma atividade lúdica.
Jogando Astro-memória. 
Peças do Astro-Dominó. 
    4 - Constelário. Montar uma caixa e mostrar o aspecto de uma constelação durante a aula é o objetivo dessa atividade. Utilizamos uma folha impressa, cola branca, tesoura e um alfinete. Ao cortarmos, perfurarmos e montarmos a caixa do constelário na folha impressa, pudemos ver a imagem de estrelas compondo as constelações do Orion, Cruzeiro do Sul, Escorpião e Gêmeos.
Montando o constelário.
O Constelário montado.
A constelação do escorpião observada com o constelário.
    5 - Translação, rotação e fases da Lua. Nessa atividade, o nosso objetivo foi o de entender como se dá a percepção da rotação, da translação e as fases da Lua. Utilizamos para isso uma pequena luminária, uma bola de isopor de 50 mm de diâmetro, um palito de churrasco, duas cartolinas guache azuis, cola e corretivo. Colamos as duas cartolinas e desenhamos as doze constelações do zodíaco em um círculo onde colocamos a luminária no seu centro. Espetamos o palito de churrasco  na bola de isopor. Girando a bola, em torno do eixo percebemos como se dá o dia e a noite. Girando a bola de isopor, em torno da luminária pudemos visualizar uma translação completa, observando a posição do Sol em relação as constelações zodiacais. Para observar as fases da Lua bastou girar, em torno de nós mesmos a bola de isopor, que agora representa a Lua e observar o aspecto que ela assume.
A translação e rotação da Terra a partir do zodíaco.
Observando as fases da Lua com uma bolinha de isopor.
     6 - Maquete do Sistema Solar. Utilizando uma bola de isopor de 200 mm de diâmetro, massa de modelar e régua construímos uma maquete do Sistema Solar, na qual a bola de isopor representa o Sol e as bolinhas de massa, os planetas. Uma atividade esclarecedora, que nos dá ideia dos tamanhos relativos dos planetas e do Sol.

Construindo a maquete do Sistema Solar.
O Sistema solar em escala.
      7 - Planisfério. A atividade tem o objetivo de construir um planisfério para as latitudes de Alagoas.  O planisfério é um mapa celeste ajustável, que nos permite prever o aspecto do céu em qualquer data e hora. Utilizamos uma folha impressa (Planisferio celeste de Alagoas),  tesoura, cola de isopor. Cortamos e montamos o planisféŕio celeste desenvolvido no observatório e impresso em uma folha A4. Utilizando um programa planetário, comparamos as previsões do planisfério com as do programa planetário, que estava configurado para as coordenadas geográficas de Maceió.  

Montando o planisfério.
Comparando o céu do planisfério com o de um programa planetário.
    Oito das onze alunas inscritas, concluíram as atividades das oficinas. Todas alunas-professorandas da escola estadual José Correia da Silva Titara, 15ª CRE, CEPA. Acreditamos ter, dessa forma, contribuído, com estas oficinas, para uma formação mais plural e significativa das futuras professoras e esperamos ter despertado sua curiosidade e interesse em relação à Astronomia.


Local: Observatório astronômico Genival Leite  Lima - OAGLL, Maceió, AL.
Nº de participantes: 11 (alunos inscritos)
Início da atividade: 31/03/12 às 08h
Término da atividade: 25/05/12 às 12h

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e está localizado no CEPA 15ª Coordenadoria de Educação
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Educação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas
 

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