Observando Marte no OAGLL - 01,02 e 03/03/2012

Durante os três dias foi grande a visitação no observatório.
O Observatório esteve aberto nos dias 1, 2, e 3 de março para todos que desejassem aprender e observar Marte. Mais de trezentos visitantes vieram ao observatório para conhecer o projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e principalmente para observar o planeta vermelho. 
Com um painel de Marte introduzimos o visitante às acracteristicas do planeta vermelho.

Platéia assiste ao vídeo documentário sobre Marte. 
    Seguindo nosso planejamento, comunicamos à assessoria de comunicação da SEE-AL sobre a atividade  "Marte 2012" com a qual iniciamos as observações públicas de Marte, aproveitando a oposição do planeta no dia 03 de Março. Uma entrevista foi concedida a um canal de televisão, além de releases divulgados em vários sites de notícias de Alagoas. O esforço surtiu efeito, pois desde o dia 1 de março a procura pelo observatório foi grande. 
No pátio lotado do observatório a criançada obserava a Lua ao telescópio.

A pequena cúpula do observatório foi tomada pelos visitantes que  desejavam observar
 Marte pelo maior telescópio do observatório.
    No dia 1 de março, quinta feira, iniciamos as atividades programadas com a exposição de um painel com fotos e gráficos de Marte que introduziam o visitante, as características e peculiaridades do planeta. Logo em seguida apresentamos um vídeo documentário sobre Marte. Após o vídeo,.levamos os visitantes à cúpula e ao pátio para a observação através dos telescópios. Seguimos essa programação nos três dias da atividade. Contudo, o grande número de visitantes e o espaço limitado do observatório nos fez alterar a sequência das atividades, para alguns grupos. Durante os três dias o fluxo de visitas ao observatório foi intenso, exigindo um controle e nos indicando nossa capacidade de atendimento.  Um total de 320 assinaturas foram registradas no livro de visitas, porém, acreditamos ter sido maior o número de visitantes, isso porque não dispúnhamos de alguém para controlar os registros.
A observação na cúpula foi um dos destaques da atividade.

Observando no telescópio "Piatti" de 12 polegadas com o apoio do pai. 

     Com o céu aberto na  maior parte do tempo, durante os três dias de observação, todos puderam apreciar não apenas Marte, mas, também a Lua, Júpiter, a nebulosa do Órion e com a ajuda dos voluntários do observatório, puderam reconhecer algumas constelações como o Órion, Cão Maior, Cruzeiro do Sul e Leão. Uma constante durante o evento foram as crianças que trazidas pelos pais ansiavam por ver através dos telescópios. Os pais  e avós também aproveitaram para observar e tirar dúvidas sobre as estrelas e planetas. Alguns se decepcionaram um pouco ao ver Marte tão pequeno, mas reconheceram a diferença entre o planeta e as estrelas. Com a Lua, suas crateras, vales e montanhas todos se encantaram. 
     Este foi certamente um final de semana especial para todos que visitaram o observatório e também para a nossa equipe de voluntários e parceiros nesse projeto. Alguns visitantes relataram a surpresa de encontrar aqui em Maceió um observatório. Parabenizaram a inciativa do Governo do Estado que através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promove este espaço privilegiado de lazer e cultura em Alagoas.  
No colo da avó observando a nebulosa do Órion no
telescópio "Schiell" de 8 polegadas.

Observando Marte no pátio do observatório com um refrator do voluntário Thiago.
     Gostaríamos de agradecer a todos que nos visitaram e aos que nos possibilitaram realizar esta atividade tão especial. Aos nossos amigos voluntários Sérgio, Jeová, Thiago. Rôse, Marcelo, Neftali, aos membros do CEAAL: Seu Fidelis, Kizzy, Andréa, Edmilson, Romualdo, David, Júnior, Zé Maria, à equipe da assessoria de comunicação  da SEE-AL, à equipe da Usina Ciência da UFAL e à Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação nossos agradecimentos.


Local: Observatório astronômico Genival Leite  Lima - OAGLL, Maceió, AL.
Nº de participantes: 320 (assinaturas registradas)
Início da atividade: 01/03/12 às 19h
Término da atividade: 03/03/12 às 22h



O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e está localizado no CEPA 15ª Coordenadoria de Educação
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Educação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas


2 comentários:

  1. Esse projeto é ótimo, e toda a equipe do OAGLL Esta de parabens pelo trabalho extraordinario que fazem.... NUnca mais vou olhar pro céu do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  2. três ótimos dias. foi muito bom ver toda aquela gente interessada em ver o céu.

    ResponderExcluir