Oposição de Marte em 2012 no OAGLL



   Marte é talvez o planeta que mais desperte a nossa curiosidade. Seja por sua coloração avermelhada, que se destaca no céu noturno, pela variação acentuada de seu brilho, ou mesmo pelo seu movimento rápido e errático por entre as estrelas. Marte nos fascina desde a mais remota antiguidade. Os mais antigos registros escritos dos povos mesopotâmicos, encontrados indicam que já era observado a mais de cinco mil anos atrás.
   Dentre todos os planetas, Marte é o que mais características tem em comum com a Terra. Com seus 6.794 km de diâmetro é pouco maior que metade do da Terra. O planeta possui uma atmosfera composta principalmente de gás carbônico, porém muito tênue. Tem uma superfície rochosa de composição semelhante a de nosso planeta. Possui leitos secos de rios, calotas polares cobertas por gelo de gás carbônico e água. Sua temperatura média é muito baixa, cerca de -60ºC . Possui estações do ano semelhantes às da Terra porém com quase o dobro de duração. Marte tem um dia de 24,6 horas e um ano de 687 dias.
   Por tudo isso, é muito parecido com a Terra, mas, será que há vida lá? Se houver provavelmente será vida microbiana, que deverá estar no subsolo do planeta. Isto porque sua superfície é banhada com intensa radiação ultravioleta dos raios solares que são letais à vida. No subsolo, alguns cientistas acreditam haver condições de suporte à vida. As agências espaciais americana, européia e russa têm enviado, desde 1965 sondas robóticas para observar Marte de perto e até mesmo pousar em sua superfície e examinar o seu solo e atmosfera. Os cientistas planetários descobriram que em Marte havia água líquida na superfíce, no passado, e que parte dessa água ainda está no planeta, mas, congelada no subsolo. No entanto,  algo no passado aconteceu no planeta que o fez perder grande parte de sua atmosfera e também de sua água. Entender o que a conteceu em Marte é muito importante para nós pois, o que aconteceu lá pode acontecer aqui. Utilizamos tudo oque aprendemos investigando Marte para entendermos melhor o nosso próprio planeta e os perigos pelos quais ele poderá passar.
   No dia 03 de março de 2012 Marte estará em oposição o que quer dizer que ele estará oposto ao Sol (180º) em relação à Terra. Alguns poucos dias que antecedem, sucedem e claro no próprio dia da oposição, Marte terá a sua melhor visibilidade até a próxima vez que o encontrarmos. Isto ocorrerá no ano de 2014. São nesses momentos que o planeta estará mais próximo da Terra e portanto mais fácil de ser observado.
   O Observatório Astronômico Genival Leite Lima da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, estará realizando atividades de observação do planeta Marte nos dias 01, 02 e 03 de Março das 19h às 22h. O Observatório está localizado no CEPA, Centro Educaional de Pesquisas Aplicadas, na Avenida Fernandes Lima, s/n, Farol. Para participar é só ir ao observatório, a entrada é franca. Venha observar Marte e conhecer mais sobre este planeta. 


Programação - Marte 2012

Dias 01, 02 e 03 de março de 2012
HorárioAtividade
19hPainel Marte 2012
19h30Vídeo-documentário sobre Marte
20hObservações Telescópicas de Marte


O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e está localizado no CEPA 15ª Coordenadoria de Educação
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Educação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas

Um comentário: