Concluindo o 1º Grau do Clube Messier

Retrato de Charles Messier aos 71 anos. Desenho de Cless.  
   O Observatório Astronômico Genival Leite Lima e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas estão promovendo a atividade de localização e observação de objetos de céu  profundo conhecida como "Clube Messier". O objetivo desta atividade é despertar o interesse e desenvolver habilidades para a prática da observação astronômica com a utilização de telescópios. 
   Charles Joseph Messier (1730-1817), célebre astrônomo francês que se dedicou ao estudo de cometas e que ficou universalmente conhecido por seu catálogo de objetos de céu profundo, o conhecido catálogo Messier. Este catálogo contém 110 objetos dentre eles: Nebulosas, galáxias, aglomerados abertos e globulares. 
   A atividade do clube Messier consiste em observar independentemente, com o auxílio de mapas celestes e telescópios, os objetos relacionados no catálogo, em três etapas, a saber: 1º grau (30 objetos); 2º grau (40 objetos) e 3º grau (40 objetos). 

Marcelo Antony recebendo o seu certificado
 de conclusão do 1º grau do Clube Messier
   Neste sábado, dia 11 de fevereiro e 2012, mais um jovem concluiu o 1º grau do clube Messier no observatório. Marcelo Antony David Vieira, 13 anos, aluno do 7º ano da Escola Estadual Laura Dantas, no Centro Educacional de Pequisas Aplicadas, CEPA observou de forma independente trinta objetos do   catálogo Messier obtendo assim o 1º grau do Clube Messier. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário