Novo telescópio no OAGLL - Meade 12 ACF LX 90 - 28/01/12

O Novo telescópio de 12 polegadas cedido ao OAGLL pela Usina Ciência-UFAL

Neste sábado, 28 de janeiro de 2012, o novo telescópio Meade 12" ACF LX90 entrou em operação. Ainda em fase de ajustes, o novo telescópio já está sendo utilizado nas noites de observações públicas. Os visitantes do OAGLL podem observar do pátio e da cúpula com este novo equipamento.
O telescópio foi adquirido em 2010 pela Usina Ciência da Universidade Federal e cedido, à título de empréstimo ao Observatório Astronômico Genival Leite Lima para que este desenvolva ações de ensino e divulgação da Astronomia.


Kizzy Resende, monitora de Astronomia da Usina Ciência, membro do CEAAL e colaboradora
do OAGLL, observando com o novo telescópio
Trata-se de um telescópio automatizado com excelente ótica que permite uma superfície focal quase plana, semelhante as dos telescópios profissionais. O sistema ótico Schmidt-Cassegrain conta com espelho principal esférico de diâmetro 304,2mm e distância focal 3042mm, F/10. O sistema de controle AutoStar permite a localização de cerca de 30.000 objetos cujas coordenadas estão armazenadas em seu banco de dados.


Todos os visitantes queriam observar através do novo telescópio
O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas também parceiro do OAGLL e da Usina Ciência, está realizando os ajustes e adequando o telescópio ao observatório. O CEAAL tem a intenção de desenvolver pesquisas com o novo instrumento e também participar das atividades de ensino e divulgação junto OAGLL com o novo instrumento.


O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e está localizado no CEPA 15ª Coordenadoria de Educação
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Educação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário