OAGLL no 14º ENAst - SP

O 14º Encontro Nacional de Astronomia - 14º ENAst - aconteceu em São Paulo, no período de 12 a 15 de Novembro de 2011 nas dependencias da UNIP campus Barra Funda sob organização do Clube de Astronomia de São Paulo - CASP. O OAGLL esteve presente levando os seus Banners de Divulgação das atividades realizadas pelo Observatório.

Exposição de Banners no Hall da UNIP

O evento contou com diversas palestras de convidados, apresentações orais de trabalho e exposição de posters, como segue o cronograma de atividades do evento: http://www.14.enast.com.br/programacao-final-14-enast.pdf

No decorrer do evento, Adriano Aubert, Coordenador do OAGLL, foi homenageado com o Prêmio Rubens de Azevedo, o qual é dedicado ao Astrônomo que mais se destacou por suas atividades de Ensino e Divulgação da Astronomia, uma homenagem realizada todos os anos durante os ENAsts, desde a décima primeira edição do Encontro realizada no ano de 2008 em Maceió-AL.

Premio Rubens de Azevedo dedicado à Adriano Aubert

Durante o Encontro, outros astrônomos também foram homenageados: Alexandre Amorim, recebeu o Prêmio Jean Nicoline, dedicado ao Astrônomo de maior destaque em atividades de pesquisa na área de Astronomia. Marcelo Moura também foi homenageado, com o Prêmio Jean Texerau, para o destaque na área de ATM. E foi durante este ENAst que foi lançada a primeira edição do Prêmio Helga Szmukc (interno do CASP), o qual foi dedicado à Tasso Napoleão.

Durante a Plenária final do 14º ENAst a SAMA - Sociedade Astronômica do Maranhão - mostrou como está o processo de organização do 15º ENAst a ser realizado em São Luiz-MA em 2012 e o CASB (Clube de Astronomia de Brasilia) lançou candidatura única para sediar o 16º ENAst em 2013, a qual foi aprovada em consenso.

Foram quatro dias de intensas atividades, muitos trabalhos e espaços dedicados à ensino e difusão de Astronomia, à pesquisas e aos instrumentos de observação, as atividades se estenderam para o Planetário do Ibirapuera e Museu Catavento, onde os participantes puderam participar e conhecer o trabalho destas entidades, adquirindo e compartilhando conhecimentos.

Comissão Organizadora do 14º ENAst - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário