A Semana Mundial do Espaço no OAGLL 04 a 08/10/11

Na Semana Mundial do Espaço em 2011 o planetário digital do OAGLL inicia suas atividades.
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL, componente do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, comemorou nesta semana de 04 a 08 de outubro a Semana Mundial do Espaço – World Space Week.
Turma do 9º ano da Escola Estadual Afrânio Lages assiste ao vídeo sobre a
Agência Espacial Brasileira e Missão Centenário
A Semana Mundial do Espaço é um avento anual, que ocorre na semana de 04 a 10 de outubro. É organizada pela World Space Week Association – WSWA com a orientação do UN Committee on the Peaceful Uses of Outer Space - COPUOS e do UN Office for Outer Space Affairs - OOSA. Mais de 55 países realizam eventos em comemoração à semana.
Alunos da Escola Estadual Maria José Loureiro aprendendo sobre os princípios de propulsão
dos foguetes com o Professor Adriano Aubert
Em Alagoas o OAGLL realizou uma série de atividades: Apresentação de vídeos documentários sobre a Agência Espacial Brasileira – AEB e a Missão Centenário, Observações públicas com telescópios todas a noites, Observações vespertinas da Lua, Lançamentos de foguetes a álcool e sessões do Planetário Digital. Estas atividades, realizadas no CeCiTe e nas escolas da 15ª Coordenadoria Regional de Educação da SEE-AL, foram acompanhadas por mais de 600 participantes entre alunos, professores, funcionários e demais entusiastas.
Em três finais de tarde, durante a semana mundial do espaço, o OAGLL realizou atividades de observação vespertina da Lua com alunos do CEPA - Centro Educacional de Pesquisa Aplicadas
As atividades da semana iniciaram na terça feira dia 04, conforme programação e foram repetidas nos dias 05 e 06. Alunos das escolas estaduais Princesa Isabel, Afrânio Lages e Maria José Loureiro vieram ao CeCiTE assistir aos vídeos docume ntários sobre a Agência Espacial Brasileira e Missão centenário. Depois participaram da explicação sobre os princípios e dos lançamentos de foguetes a álcool. Durante à noite o observatório esteve realizando observações da Lua e recebeu alunos, professores e curiosos que desejavam ver detalhes da superfície lunar e planetas.
As cinco noites de observações públicas, da semana mundial do espaço no OAGLL, atraíram
interessados e famílias que vieram conferir através do telescópio
Na sexta feira, dia 07, o OAGLL levou o planetário digital para a Escola Estadual José Correia da Silva Titara, tabém na 15ª CRE. Durante a manhã foram realizadas três sessões e a tarde mais seis com alunos, professores e funcionários da escola e também, das escolas Moreira e Silva e Princesa Isabel.

Turma de estudantes aguarda o início da projeção no planetário digital do observatório
Turma assistindo a projeção do Planetário

No sábado dia 08, além da comemoração da semana mundial do espaço, o OAGLL também participou da Noite Internacional de Observação da Lua – International Observe the Moon Night – InMON. Este evento de âmbito mundial tem a colaboração dos Lunnar Reconnaissance Orbiter Education and Public Outreach, NASA Lunar Science Insitute – NLSI, Lunar Atmosphere and Environmet Explorer, The Lunar and Planetary Institute – LPI, The Astronomical Society of The NASA Njght Sky Network entre outros. Os visitantes assistiram vídeo documentário sobre os mitos da ida do homem à Lua e depois subiram ao observatório para realizar observações através dos telescópios.
Visitantes assistem ao Documentário sobre os mitos da viagem lunar
Observando a Lua na Noite Internacional de Observação Lunar
Estes cinco dias de atividades da Semana Mundial do Espaço e da Noite Internacional da observação da Lua trouxeram muitas descobertas e aprendizado aos participantes. Foram realizados 25 eventos: 6 apresentações de vídeos documentários, 5 noites de observações públicas no observatório, 3 lançamentos de foguetes, 3 observações vespertinas da Lua, 8 sessões do planetário com um público estimado em 630 participantes. Uma semana especial que irá permanecer na lembrança de todos que dela puderam desfrutar.

Local: Observatório Astronômico Genival Leite Lima - OAGLL - CeCiTE, Praças do CEPA e Escola Estadual José Correia da Silva Titara
Nº de participantes: 630 (estimativa)
Início da atividade: 04/10/11 às 9 h
Término da atividade: 08/10/11 às 22 h

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e está localizado no CEPA 15ª Coordenadoria de Educação
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Educação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário