OVL - Observação Vespertina da Lua na Escola Estadual Dom Pedro II - 06/09/2011

Montando o telescópio em frente à escola estadual Dom Pedro II

No dia 06 de setembro, uma terça feira, estivemos na Escola Estadual Dom Pedro II para realizar mais uma Observação Vespertina da Lua. 

Uma fila rápida e ansiosa se forma

Colhendo assinaturas e registrando a presença


A escola Dom Pedro II é uma das unidades da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, 15ª CRE, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas. É uma escola de ensino fundamental do primeiro ao quinto ano. Funciona nos períodos Matutino e Vespertino. 

As professoras e seus alunos vêm observar a Lua
Chegamos na escola Dom Pedro II, que fica localizada no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas - CEPA, 15ª CRE, às 16 horas e trinta minutos. Montamos o telescópio Schmidt-Cassegrain de oito polegadas, Celestron, na calçada em frente a entrada e imediatamente já tínhamos alguns curiosos que desejavam observar ao telescópio. 

A descoberta na observação ao telescópio
Informamos à direção da escola que estávamos com o telescópio pronto para a atividade. A diretora solicitou às professoras que levassem suas turmas para observar a Lua. 

Uma pequena multidão que já está virando rotina no CEPA
A fila aumentou consideravelmente com a chegada dos alunos e suas professoras. De forma organizada puderam apreciar as crateras e montanhas lunares, incrédulos no que estavam vendo.

Ás vezes é difícil ver mas, com persistência conseguimos
   Permanecemos com a atividade até as 18h quando os alunos partiram para apanhar os ônibus escolares. Curiosos, inquietos e até desconfiados com o que viram. Aqueles alunos certamente olharão para a Lua com uma pontinha de curiosidade despertada por mais uma ação do OAGLL. 

As crateras lunares tornam-se uma descoberta para os jovens observadores

Local: Escola Estadual Dom Pedro II
Nº de participantes:  123  (assinaturas colhidas)
Início da atividade: 06/09/11 às 16 h 30 min
Término da atividade: 06/09/11 às 18h

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e está localizado no CEPA 15ª Coordenadoria de Educação
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Educação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário