Concluindo o primeiro grau do Clube Messier

   O Clube Messier é uma atividade didática desenvolvida pela equipe do OAGLL e CEAAL que tem por objetivo iniciar interessados na pratica da observação astronômica. Consiste em se observar independentemente, com a ajuda de mapas celestes e telescópios, objetos do catalogo Messier.

    Este catalogo, elaborado por Charles Messier (1730-1817) , foi publicado em 1784. A relação contém 110 objetos entre nebulosas, aglomerados abertos e globulares.
Charles Messier (1730-1817) Astronomo Francês que em 1784 publicou o seu catalogo de objetos

      A atividade do Clube Messier esta dividida em três graus: No primeiro grau deve-se observar trinta objetos; no segundo e no terceiro graus quarenta. Dessa forma, ao se observar todos os 110 objetos interessado concluirá os três graus do clube Messier.


Aglomerado aberto M7 na constelacao do Escorpiao
      O objetivo desta atividade é a de desenvolver no interessado o gosto pela observação astronômica, bem como, adquirir habilidades no reconhecimento do céu e do uso do telescópio.

    No dia 18 de agosto de 2011, Antônio Marcos da Silva, ex-aluno da Escola Estadual Afrânio Lages – CEPA concluiu seu primeiro grau Messier. Antônio Marcos que iniciou sua atividade em setembro de 2009, aprendeu a reconhecer as constelações e usar o telescópio com destreza. Atualmente é um colaborador das observações publicas no OAGLL Nossos parabéns ao novo membro do clube Messier.

Antonio Marcos exibe com orgulho seu diploma de primeiro grau do Clube Messier
    Se você quer aprender a reconhecer as constelações e a utilizar um telescópio, venha participar do Clube Messier no OAGLL. Procure a equipe do observatório para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário