OVL - Observação Vespertina da Lua 11 de maio de 2011

Turma da Escola Estadual Dom Pedro II observando a Lua na 15 CRE
   Em frente a administração do CEPA, 15ª Coordenadoria de Educação, 15ª CRE da SEE-AL realizamos mais uma Observação Vespertina da Lua, OVL. No fim da tarde do dia 11 de maio de 2011, uma quinta feira, levamos um telescópio Newtoniano de 165 mm f/8, que denominamos de "Chocolate" para a calçada em frente à sede da 15ª CRE no Centro de Educacional de Pesquisas Aplicadas, CEPA.  Aproveitando a tarde ensolarada, com poucas nuvens, coisa rara no quadrimestre chuvoso (maio, junho, julho e agosto) realizamos uma atividade de observação da superfície lunar. 

As mães também puderam observar
Subindo na cadeira fica mais fácil alcançar a ocular do telescópio Chocolate
   Iniciamos a atividade às 16 horas, aproveitando o local onde os ônibus escolares ficam estacionados. Alguns alunos, que aguardavam a saída do transporte escolar, ao ver o telescópio logo se aproximaram e curiosos pediram para observar a Lua. Para nossa surpresa, alguns nunca haviam observado através do telescópio e nem sabiam da existência de um observatório no CEPA!. 

Sra. Mariza, funcionária da 15ª CRE, que nunca havia observado ao telescópio, se encantou com a imagem da Lua
Aprendendo a mirar e observar com o telescópio
   Após alguns minutos de iniciada a observação, uma professora da Escola Estadual Dom Pedro II, uma das unidades da 15ª CRE, trouxe uma turma do 4º ano da escola. A garotada se divertiu bastante e aprendeu mais sobre nosso satélite, suas crateras e mares. 

Vendo a Lua como nunca havia visto
   Durante o final da tarde alunos de todas escolas do CEPA, que vinham pegar o ônibus, aproveitaram para observar ao telescópio. Professores e funcionários também vieram para a atividade e puderam apreciar as belas paisagens lunares. Encerramos a atividade às 18 horas e 15 minutos após os ônibus escolares partirem. Diversão e aprendizado garantidos para todos que participaram de mais uma ação do observatório da Secretaria de Educação e Esporte de Alagoas.

Local: Sede da 15ª CRE - CEPA
Nº de participantes:  405 (estimativa 3 observadores / minuto)
Início da atividade: 11/05/11 às 14h
Término da atividade: 11/05/2011 às 18h 15 min


O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e está localizado no CEPA 15ª Coordenadoria de Educação
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Educação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário