A semana da oposição de Saturno - 04 a 09 de Abril de 2011

A primeira turma ansiosa em observar o planeta dos anéis

Na semana da oposição de Saturno, de 04 a 09 de abril de 2011, a equipe do OAGLL  realizou três noites de observação do planeta dos anéis. Visitantes de todas as regiões de Maceió e de todas as classes puderam apreciar o espetáculo através de nossos telescópios. 
Professor Adriano Aubert em entrevista à Rádio Difusora
A semana começou com entrevistas nas rádios Difusora e Jovem Pan e uma ao vivo para o programa Bom dia Alagoas da TV Gazeta. Nas entrevistas foram esclarecido aspectos da oposição e de Saturno, o que poderia se observar e informações sobre a localização e horário de visitas do observatório.
No observatório, algumas informações antes da observação de Saturno
 As atividades de observação foram iniciadas na segunda, 04 de abril. O professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL apresentou o observatório aos visitantes e em seguida explicou sobre o fenômeno da oposição, características gerais do planeta Saturno e sobre a observação ao telescópio.
Observando os anéis de Saturno com o telescópio  "Cadillac"
Em seguida, os visitantes subiram até o pátio do OAGLL onde já estavam montados dois telescópios: o "Cadillac" um Newtoniano de 17 cm f/7 e o "Schiell" um Schmidt-Cassegrain de 20 cm f/10. Após explicações sumárias sobre a observação do planeta, iniciou-se a observação pelos visitantes. A reação de surpresa e encantamento com a visão dos anéis de Saturno e alguns de seus satélites foi uma constante durante toda noite. Muitos visitantes retornaram ao telescópio como que para conferir se haviam mesmo visto o planeta. Durante a sessão de observação a equipe do observatório tirou dúvidas sobre o planeta Saturno, estrelas, constelações e outros temas fascinantes da Astronomia. Um fluxo contínuo de pessoas veio ao OAGLL  para a observação.  Durante as noites dos dias 05 e 06 a rotina se repetiu. Infelizmente nos dias 07, 08 e 09 as condições atmosféricas adversas não permitiram a observação. Contudo, alguns visitantes puderam assistir a explanação do Professor Adriano sobre o fenômeno e também sobre a exposição Paisagens Cósmicas exposta permanentemente no hall do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação, onde está localizado o OAGLL. 
Observando através do telescópio Schiell
Local: Observatório Astronômico Genival Leite Lima / CeCiTE - 15ª CRE
Nº de participantes:  349
Início da atividade: 04/04/11 às 19h
Término da atividade: 09/04/2011 às 23h

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Educação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas 



Nenhum comentário:

Postar um comentário