A Oficina Terra e Espaço

Visualizando a fase crescente da Lua

Nos dias, 11, 18 e 25 de setembro de 2010, realizamos uma série de atividades práticas com o objetivo de ajudar as futuras professoras e alunas da escola estadual José Correia da Silva Titara, no CEPA com conteúdos de Astronomia para as séries iniciais da educação Básica. Denominamos este conjunto de atividades Oficina Terra e Espaço. A  metodologia adotada foi a de montar e experimentar objetos para um ensino lúdico e significativo. Apresentamos também o observatório, seus instrumentos e como poderemos utilizá-lo no ensino de ciências.

As aulas dos dias 11 e 25 foram realizadas nos laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação, CeCITE e do Núcleo de Tecnologia da Educação, NTE, que é um dos grupos constituintes do CECiTE. A aula  do dia 18 setembro aconteceu na escola estadual  José Correia da Silva Titara. Contamos com a participação de quatro alunas do segundo ano do curso normal e uma do primeiro ano. As aulas ocorreram das 8h as 12h. 
As atividades e conceitos foram desenvolvidas segundo cronograma abaixo.

Data
Horário
Atividade
11/09
Sábado
08:00h
A Terra a Lua e os movimentos no céu.
  - O Movimento diurno (Maquete da Terra com     observador);
  - As fases da Lua;
  - Construindo um relógio solar com garrafa PET;
  - O Movimento de Translação da Terra;
  - As estações do ano;
10:00 h
O Sistema Solar.
  - Construindo uma maquete do Sistema Solar;
  - A dança dos planetas;
  - Entendendo as configurações planetárias com a maquete do Sistema Solar.

18/09
Sábado
08:00h
As estrelas e as constelações.
  - Entendendo as constelações construindo um constelário;
  - Vamos montar um planisfério?
10:00 h
Aprendendo a jogar com o Universo.
   - O Jogo da memória do universo;
   - Corrida espacial;
 

25/09
Sábado
08:00h
O Universo dentro do computador.
   - Conhecendo alguns programas planetários;
   - Sites para estudos e referências
10:00 h
Visita ao Observatório.
  - A Exposição Paisagens Cósmicas;
  - Em quê o Observatório pode ajudar?

Entendendo o dia e a noite com uma maquete

Inicialmente pedimos, após orientações, que cada aluna abrisse um blog onde poderia descrever, criticar, sugerir melhorias para as atividades. Ressaltamos o uso da informática como recurso para lpanejamento, registro e atualização dos professores.Em seguida discutimos como explicar aos alunos a forma da Terra e seus movimentos de rotação  e Translação. Utilizamos uma maquete da Terra feita com uma bola de isopor e mapas das constelações zodiacais afixadas nas paredes da sala. Para discutir o dia, a noite e a passagem do tempo construimos um relógio solar com palito de churrasco e garrafa plástica. No final do primeiro dia de aula encerramos com a construção de uma maquete do sistema solar na escala 1/7.000.000.000. A maquete representou os tamanhos dos planetas. 

Construindo uma maquete do Sistema Solar
A Maquete do Sistema Solar

Testando o relógio solar
No segundo dia de aula, retomamos a discussão do movimento da Lua. Utilizamos uma bola de isopor e o abajur para visualizarmos as fases das Lua. Discutimos também algumas configurações planetárias utilizando a maquete do sistema solar, substituímos o Sol (Isopor) pelo abajur. Construímos em seguida, um constelário  que consiste de uma caixa que nos permite ver uma constelação. Depois montamos dois jogos: Astro Dominó e Astro Memória e jogamos para experimentar contamos com a participação de dois alunos especiais, Marcelo (11) e Eduarda (9).   

Visualizando as fases da Lua

Entendendo como observar as fases da Lua
Construindo um Astro Dominó
Experimentando o Astro Dominó
No terceiro e último dia de nossa oficina, fomos até o laboratório de informática do Núcleo de Tecnologia Educacional para conhecer programas planetários. Primeiro apresentamos às alunas o programa KStars para a plataforma Linux. Depois utilizamos o Cartes du Ciel para Windows. Nos programas alunas aprenderam a configurá-los para data e local desejados. Aprenderam também a se localizar com os pontos cardeais e assim  utilizar os programas para ajuda em uma observação real. Aprenderam também como localizar um planeta, estrela, constelação ou outro objeto celeste utilizando comandos nos programas. Depois montamos um planisfério desenvolvido pelo OAGLL para a sala de aula.Este planisfério utiliza apenas cartolina, fotocópias, cola e tesoura. Comparamos a visualização do céu com  planisfério e com os programas de computador. O resultado foi muito bom. Em seguida, apresentamos às alunas o Portal do Professor do MEC. Dando destaque para os materiais para o ensino de Astronomia disponíveis no portal. Concluímos apresentando outros sítios da internet  que poderão servir de referências futuras. Para concluir a oficina fomos ao observatório onde apresentamos a exposição paisagens cósmicas. Visitamos o observatório e discutimos em como ele poderá ser útil para o desenvolvimento de aulas de campo, atividades práticas e motivação dos alunos para a ciência. Após a entrega das declarações de conclusão da oficina, agradecemos a participação das alunas convidando-as a visitarem o observatório e fazerdo do espaço um lugar mais especial. 

Montando o planisferio
Comparando o planisfério com o programa planetário KStars
Conhecendo a exposição Paisagens Cósmicas

Turma da Oficina Terra e Espaço conhecendo o observatório 





Nenhum comentário:

Postar um comentário