20 Anos do Telescópio Espacial Hubble

Painel com informações e imagens do Telescópio Espacial Hubble
O Telescópio Espacial Hubble (HST) é um projeto da Agência Espacial Européia (ESA) e Agência Nacional Espacial e Aeronáutica (NASA). Foi lançado em 1990 na missão STS 31 do ônibus espacial em uma órbita terrestre baixa, a Durante sua vida, o Hubble tornou-se um dos mais importantes projetos científicos já realizados.

O Hubble orbita sobre a atmosfera turbulenta da Terra, o que permite aos astrônomos realizar observações de alta resolução, que são essenciais para abrir novas janelas para os planetas, estrelas e galáxias. O Hubble foi projetado para missões de alto padrão de desempenho e tem pavimentado a via para outros observatórios espaciais. Notavelmente, ele pode acessar a invisível radiação ultravioleta e também o infravermelho, invisível na superfície terrestre.

No dia 24 de abril o Telescópio Espacial Hubble completou 20 anos e o Observatório Astronômico Genival Leite Lima comemorou a data com uma exposição e apresentação de vídeo documentário “Hubble”. A exposição e as apresentações de vídeo ocorreram no próprio observatório no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação no CEPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário